Home equity é alternativa para uma dívida “saudável”

Com taxas de juros menores devido a uma garantia real, operação pode ser opção para empresários e pessoas físicas trocarem de dívida

São Paulo – O cenário econômico nacional passa por um momento crítico há algum tempo e este quadro faz com que empresários e pessoas físicas contratem mais empréstimos. Com as taxas de juros aplicadas no mercado, as pessoas acabam comprometendo grande parte de suas rendas no pagamento destas dívidas, desequilibrando o orçamento financeiro mensal. Para estas situações, o home equity, empréstimo com garantia imobiliária, entra como uma boa opção no processo de troca de dívida, por possuir taxas bem menores do que as praticadas pelo mercado como um todo.

Atualmente, o home equity tem taxas de juros que estão em torno de 17 a 18% ao ano, mais indexador. Comparado a outras linhas de crédito como capital de giro (34,1% a.a.), crédito pessoal (132,91% a.a.), cheque especial (226,39% a.a.) e cartão de crédito (368,27% a.a.), é a operação que oferece as menores taxas por ter a garantia real do imóvel, o que assegura baixa inadimplência.

Mesmo com a grande diferença nas taxas, o home equity ainda não é a primeira alternativa para a contratação de empréstimos, e principalmente pela falta de conhecimento das pessoas sobre o produto, ou por não procurarem opções além do gerente do seu banco. “Aqui no Brasil, as pessoas tem resistência em deixar o imóvel como garantia de crédito ou simplesmente ainda desconhecem as vantagens do produto e acabam optando por alternativas caras e de curto prazo, o que compromete de forma significativa a renda mensal com o pagamento de juros”, explica Maria Teresa Fornea, diretora da Barigui Companhia Hipotecária.

A executiva acrescenta que esta operação é muito utilizada nos Estados Unidos, onde as pessoas conseguem ter uma dívida mais saudável. “O home equity é mais disseminado em território americano e a população tem acesso a uma dívida com taxas de juros baixa e com longo prazo”, finaliza a diretora da Barigui, lembrando que a operação é uma modalidade de crédito que pode ser usada para qualquer finalidade.

Barigui Crédito Inteligente

Com início de suas movimentações em 2010, a marca Barigui Crédito Inteligente abrange as operações  da Barigui Financeira, Barigui Companhia Hipotecária e Barigui Promotora. Em cinco anos, a empresa viu a sua carteira de crédito imobiliário saltar de R$ 26 mi para R$ 150 mi. A Barigui Crédito Inteligente faz parte do Conglomerado Financeiro do Grupo Barigui, que hoje ocupa a liderança no segmento de revenda de veículos multimarcas e seminovos no Sul do país e é uma das maiores operadores da área no Brasil.