Sobreviver e Adaptar: como as empresas enfrentam o Covid-19

Enquanto o Brasil e os Estados Unidos seguem sem um plano efetivo para enfrentar a crise do coronavirus, a Europa já está abrindo as suas fronteiras e adaptando o cotidiano ao novo normal. O que está voltando ao normal também é o mercado. A economia de diversos países foi abalada, mas as empresas que souberam se estruturar e se organizar para enfrentar a crise tiveram resultados positivos.

Veja agora como algumas empresas conseguiram se manter rentáveis e lucrativas durante o isolamento social.

Streaming nunca é demais

No setor de aplicativos de streaming a Netflix segue em alta. O momento de pandemia fez com que a empresa interrompesse diversas produções. Por outro lado, com as pessoas presas em casa e com poucas opções de entretenimento, a plataforma aproveitou a oportunidade para lucrar. O analista Blake Morgan afirma que “as pessoas precisam de entretenimento e escapismo agora mais do que nunca”.

Nos tempos de isolamento social na Itália e na Espanha, o número de assinantes cresceu 57% e 34%. A própria Netflix afirmou que entre janeiro e abril de 2020, conseguiu mais de 16 milhões de assinantes.

Líder no, a Netflix vive anos dourados. Mesmo com o aumento de vendas de ingresso de cinema, 18% nos últimos dois anos, a Netflix nesse mesmo período conseguiu capitalizar mais 47% de assinantes.

Exercício em casa

Em decorrência do fechamento das academias, a procura por equipamentos de exercício físico aumentou. É o caso SmartWatch que tive um aumento de vendas de 22% no início de 2020, em comparação a 2019, segundo o relatório Strategy Analytics.

Outra procura no setor foi a de treinos online. Com as academias fechadas a demanda pôr treinos em casa para manter a saúde aumentou. O personal trainer e criador do método RMax, Rafa Moreira, diz que além da divulgação de conteúdos grátis e descontos, as aulas online são uma ótima maneira de manter as pessoas dentro de casa.

Zoom, a plataforma de reuniões

Os aplicativos de conversa são uma nova tendência. Antes, direcionada ao campo corporativo, os aplicativos passaram serem usados por todos. O caso mais famoso é a da empresa Zoom, que em abril de 2020 teve mais 131 milhões de downloads, segundo a pesquisa Sensor Tower. Os países que mais realizaram downloads foram a Índia e os Estados Unidos.

A Zoom possui dois versões de uso, a gratuita, com algumas restrições e a versão paga. A procura pelo aplicativo se deu principalmente por causa do uso da ferramenta ser de graça, mas isso não a impediu de gerar mais de 122 milhões de dólares nos três primeiros meses de 2020 com a versão paga.

 

Pagamento digital

A Paypal é uma das maiores empresas de pagamento online do mundo. Só por isso já era de se esperar que a crise fosse benéfica para ela, o que não aconteceu. A empresa teve um lucro nos primeiros três meses do ano de 84 milhões de dólares, oito vezes menor que em 2019.

Por outro lado, a empresa teve o seu maior crescimentos de valor das ações de mercado em maio. A situação de confinamento e a crise financeira fazem as pessoas consumirem menos, mas aumenta a procura por serviços de pagamento digital. Esse cenário é muito positivo para a empresa. A PayPal entre janeiro e março registrou mais de 10 milhões de novas contas e processou 199 milhões de dólares, um aumento de 161,5 milhões comparado ao ano de 2019.