MUNDO DIGITAL E SUA TRANSFORMAÇÃO

Com quem você se comunica?

Na criação de conteúdo existem diferentes maneiras de se trabalhar. No mundo do marketing e das relações públicas usamos tanto material audiovisual como material escrito. A questão agora é saber identificar o seu público e como trabalhar com ele. O acesso à internet e as mídias sociais mudou muitos nos últimos anos. Segundo o relatório Digital 2019:Brazil da Hootsuite com a We are digital, no Brasil existem 140 milhões de usuários de mídias sociais. O relatório ainda mostra que houve um aumento de 7,2% de pessoas com acesso à internet comparado ao ano de 2018, cerca de 10 milhões a mais de brasileiros.

O relatório da Hootsuite revelou que houve uma mudança no perfil das pessoas entre 2017 e 2019. A terceira idade se tornou mais presente nas redes. O Facebook é o que mais engloba esse grupo. O interessante é que com aumento de usuários nas mídias, consequentemente os engajamentos e interações também aumentaram. Uma postagem no Facebook possui atração global de 3,75%, já no Brasil é de 4,22%.

Outro dado é que cada rede social tem o seu gênero específico. O Facebook possui mais de 130 milhões de perfis ativos, destes 53% são mulheres e 48% homens. No Instagram a diferença é maior: dos 69 milhões de perfis ativos, 59% são mulheres e 41% homens.  Ainda nesta questão de gênero foi revelado que as mulheres têm tendência a curtir o dobro de páginas, curtem 65% mais posts que os homens, comentam quase o triplo, compartilham três vezes mais e clicam 64% mais em anúncios.

 

Regiões e conexões

Há uma grande diferença no uso de internet em cada região do país. Segundo o IBGE, a região com maior número de pessoas conectadas é o Sudeste, com 72,3% dos habitantes conectados, seguida pela Centro Oeste (71,8%), Sul (¨67,9%), Nordeste (52,3%) e Norte (54,3%).

Outro dado importante é que a desigualdade econômica afeta muito o acesso à web. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), nas classes A e B 90% das pessoas estão online, enquanto nas classes D e E somente 42%. Outra diferença é a relação entre a zona urbana e a rural. Na cidade 70% dos moradores possuem acesso à internet, enquanto na área rural somente 44%.

Com esses dados é possível compreender que a tecnologia e os acessos as mídias sociais estão cada vez maior. Saber como falar com o seu público-alvo é o grande desafio. É preciso tomar cuidado para não ficar preso a uma bolha de gênero, faixa etária ou econômica. Quanto melhor identificar o seu público, mais fácil será buscá-lo dentro da rede.