Funil de Vendas, etapas para vender

Na venda de conteúdo de marketing existem etapas a serem seguidas. O nome desse processo é Funil de venda. No ultimo texto vimos a estratégia de gerenciamento de Digital PR, analisamos como direcionar o conteúdo de marketing. Agora vamos ver o plano geral do processo, que inclui atração do cliente, engajamento e fidelização.

A atração é a primeira etapa. Para atrair o cliente, a proposta de prestação de serviços é fundamental. É preciso um estudo técnico sobre quem é o seu cliente e o que ele procura. Feito isso, a produção de conteúdo deve ser direcionada para o publico-alvo em redes sociais e blogs. No caso do blog deve acompanhar um SEO forte que atraia o maior número de pessoas possíveis.

A segunda etapa é o momento de ganhar público e convertê-lo para sua base de leads. Essa base é o caminho direto para o cliente: quanto mais especializado e organizado, mais fácil será falar com as pessoas interessadas em receber o produto da agência. Além do uso das redes sociais e links de contato, o uso de Landing Pages é fundamental. Essa ferramenta permite um contato direto com o seu público- alvo, oferecendo um produto, seja um e-book ou um infográfico, em troca de seu contato.

O engajamento vai ser responsável por ditar o resto do processo de venda. Com a produção de um bom conteúdo e uma base sólida de leads, falta agora engajar esse público, ou seja, criar um relacionamento efetivo. Para tal, o atendimento de duvidas, contato via redes sociais e follow ups criam uma forte imagem de marca que se importa e se interessa gerar resultados a sua clientela. Essa interação é benéfica tanto para o cliente quanto para a empresa.

A penúltima parte é a mais importante. Estamos falando da venda. Se todo processo for pautado numa organização da equipe de marketing, a venda terá grandes chances. Ao promover uma consultoria, promoções e vantagens de compra devem estar de acordo com as informações coletadas a partir da base de leads e estudos sobre o cliente. Esse caminho serve para mostrar o produto que mais chame a atenção do cliente.

Agora por último, cabe fidelizar o cliente. O feedback e pesquisas de satisfação são estratégias padrões de fidelização, caso seja necessário adicionar o cliente em uma lista VIP ou entrar em contato diretamente, são meios de dar exclusividade para um determinado cliente. Essa etapa tem a importante função de verificar o que está funcionando no processo de venda.