Por que o follow up é importante?

O termo follow up é uma expressão americana que significa “fazer o acompanhamento”. Quando um profissional de relações públicas realiza o follow up, ele está esperando o retorno de um contato pré-estabelecido, seja através de um e-mail, mensagem ou telefonema. O procedimento é utilizado nas áreas de marketing, vendas e também na área de assessoria de imprensa.

Assim como nos processos comerciais de vendas o follow-up é a promoção e negociação de pautas de interesse da marca ou do cliente. Esse processo pode ser feito antes ou após sugestões e avisos de pautas, servindo como um canal de relacionamento entre o cliente e os veículos de imprensa.

É comum que no contato entre o assessor de imprensa e o veículo se ofereça conteúdos exclusivos, entrevistas e se confirme a presença do veículo em uma coletiva imprensa ou em algum lançamento da marca ou pessoa assessorada. Durante a conversa o profissional de imprensa pode solicitar dados ou mais informações para complemento de matéria, que não constavam no press release enviado.

Durante o procedimento é imprescindível ser coeso, sem enrolações ou voltas, demonstrando diretamente que a pauta é atrativa para o veículo. Jornalistas recebem muitos releases todos os dias, descartando aqueles que não são relevantes para seu público. Quando essa ferramenta é bem aplicada, com uma comunicação assertiva,  as agências de relações públicas conseguem ótimos resultados, expondo de forma positiva na imprensa seus clientes.