Condomínio logístico concluído em Lauro de Freitas/BA

 A cidade de Lauro de Freitas, a 26 quilômetros do centro de Salvador, acaba de receber um novo centro de distribuição (CD). Trata-se do Bresco Bahia, condomínio logístico triple-A com 56.217,30m² de área bruta locável e que busca ser referência no mercado nordestino.  O empreendimento conta com dois galpões: G100 com 38.141,97m², já locado para a gigante de e-commerce Mercado Livre, e G200, que será entregue no primeiro trimestre de 2021 e terá 18.075,33m² divididos em módulos para locação a partir de 5.510m².

Desenvolvido pela Bresco, considerada uma das mais respeitadas gestoras no segmento logístico do Brasil, o primeiro empreendimento da empresa na Bahia, fica entre as cidades de Lauro de Freitas e Salvador, na Rodovia BA – 535 (comumente conhecida como Via Parafuso), uma das principais rodovias de escoamento do Estado. Tal localização, de acordo com a empresa, possibilita maior agilidade de entrega das mercadorias às regiões mais demandadas logisticamente, devido a ausência de pedágios para distribuição à região metropolitana de Salvador, ao centro da cidade e ao aeroporto internacional.

O CD é um empreendimento Last Mile, que no processo logístico, se refere à etapa final da entrega, ou seja, quando o pedido sai do local para ser recebido pelo cliente final — tanto B2B como B2C, fundamental, especialmente, para o segmento de e-commerce.

Entre as principais características dos galpões estão pé direito com 12m, piso nivelado a laser com resistência de 6ton/m², 114 docas equipadas com niveladoras eletromecânicas, amplo pátio de manobras Luminárias LED e iluminação natural com telhas translúcidas, 70 vagas para caminhões, 190 vagas para automóveis e 8 a ônibus, sistema de combate a incêndio completo nível J4 com sprinklers K25 e hidrantes

De acordo com o Mercado Livre, que atende mais de 53 milhões de compradores e comercializa 289 milhões de mercadorias, o espaço de distribuição inaugurado se enquadra no processo de capacidade logística da empresa, que nos últimos anos vem aumentando o volume de produtos que saem de seus outros centros de distribuição, localizados em Cajamar e Louveira, em São Paulo.

“Estamos felizes com a qualidade que encontramos no empreendimento construído até o momento e confiantes de que este novo CD ajudará ao Meli (Mercado Livre) a entregar mais rápido em todo o Nordeste”, afirmou Luiz Vergueiro, diretor de operações da empresa.

Responsável pelo empreendimento, a Bresco, uma plataforma de investimentos imobiliários com foco no segmento logístico, acredita que a Bahia está estrategicamente localizada entre os principais mercados da América Latina, o que facilita o fornecimento de insumos, bem como a transferência de produção. A empresa defende que o Estado faz fronteira com os principais mercados brasileiros, além de servir como ligação entre a região Centro-Oeste e o Oceano Atlântico.